13 março 2015

No Oracle Linux 7.1 ficou ainda mais fácil instalar o MySQL 5.6

Oracle Linux 7.1 já está disponível para download e com uma novidade para facilitar a vida de quem quer usar a versão mais recente estável do MySQL.

Os pacotes RPM do MySQL 5.6 disponibilizados pela Oracle são totalmente compatíveis e testados com as principais distribuições Enterprise Linux. O usuário tem a opção de baixar os RPMs em mysql.com/downloads ou a partir dos repositórios públicos oficiais YUM ou APT para MySQL. Para saber como instalar o MySQL 5.6 no RHEL 6 ou OL 6 via YUM veja o Tutorial de instalação do MySQL 5.6 e Workbench 6.1 em distribuições Enterprise Linux.

A principal novidade no Oracle Linux 7.1 é a conveniência, possibilitando escolher o MySQL 5.6 no momento da instalação.

O Oracle Linux 7 também inclui o MariaDB 5.5 devido ao compromisso da Oracle de compatibilidade com RHEL 7, disponibilizando exatamente os mesmos pacotes. Adicionalmente, os RPMs do MySQL 5.6 foram incluídos na imagem ISO e repositórios YUM do Oracle Linux. Fica a critério do usuário decidir qual banco de dados vai instalar, a facilidade é a mesma.

As atualizações dos RPM individuais para Oracle Linux 7 já estão disponíveis tanto no repositório YUM público oficial para OL, quanto na Oracle Linux Network em linux.oracle.com. Os ISOs da versão 7.1 já podem ser baixados pelos clientes que possuem a subscrição no My Oracle Support e em alguns dias estará acessível pelo e-Delivery, como já é costumeiro. Os mirrors públicos que também disponibilizam o Oracle Linux gratuitamente estarão atualizados em poucos dias.

Nenhum comentário: