30 janeiro 2014

Liberdade de escolha para usuários Red Hat 7

A Red Hat lançou recentemente uma versão beta do seu próximo Enterprise Linux que inclui por padrão um fork do MySQL 5.5. O MySQL 5.5 já é GA há mais de 3 anos, sendo que a versão 5.6 já está pronta para produção há 1 ano com muitas melhorias sobre a anterior, tais como: melhor desempenho, mais facilidade de gerenciar e diagnosticar problemas, interface NoSQL entre outras. Ao longo deste último ano a versão 5.6 já provou ser o MySQL mais estável e robusto da história do produto sendo adotado em produção por diversos grandes usuários como, por exemplo, a Mozilla Foundation.

O Red Hat 7 beta não propicia os benefícios do MySQL 5.6 ao usuário final. A competição saudável no eco-sistema MySQL certamente é benéfica, energizando as pessoas e fazendo com que criem produtos cada vez melhores. Isso implica em não restringir a concorrência, permitindo aos usuários finais que façam suas escolhas.

Esta semana a Oracle anunciou o suporte para o RHEL 7 beta em seu repositório YUM. Isto significa liberdade de escolha por um produto mais atual, robusto e estável. A partir deste mesmo repositório também é possível instalar o MySQL 5.5 da Oracle e, para os early-adopters, o MySQL 5.7 beta.

O respositório MySQL da Oracle está crescendo cada vez mais. Também foram adicionados recentemente drivers ODBC e Python mais recentes. As novidades são anunciadas no blog MySQL Release Engineering.

Para saber mais como instalar o MySQL a partir dos repositórios YUM:
Blog Marcelo Altmann - tutorial como instalar a versão mais recente do MySQL via yum
Manual do MySQL - Installing MySQL from YUM repository
Repo package download
Fórum MySQL - Install & Repo

Se encontrar algum problema com o repositório, você pode ajudar com o desenvolvimento do produto registrando um bug em:
http://bugs.mysql.com

23 janeiro 2014

MySQL Workbench 6.1

Esta semana foi disponibilizado para testes públicos (beta) o MySQL Workbench 6.1.

Nesta versão há mais de 30 novas funcionalidades, sendo muitas das melhorias voltadas para performance tuning em tempo real.

No SQL Editor você vai encontrar um novo dashboard com visualizações que aproveitam o novo PERFORMANCE_SCHEMA do MySQL Server 5.6 e 5.7, além de um Visual Explain remodelado.

Uma outra novidade é o schema SYS, que fornece visões simplificadas da performance geral do MySQL. Para DBAs Oracle, o SYS do MySQL é semelhante às views do catálogo V$ e para DBAs MS-SQL verão similaridades aos DMVs (Dynamic Management Views).

O MySQL Workbench 6.1 inclui:

  • Melhorias na função arrastar e soltar nas telas home e SQL Editor;
  • Visual Explain 2 - o recurso Visual Explain foi melhorado e agora é mais fácil ler e interpretar o resultado. Agora também pode-se obter a saída tabular tradicional a partir da mesma interface;
  • Performance Dashboard - uma representação gráfica de algumas estatísticas fundamentais do status do servidor;
  • Para usuários avançados, Instrumentação do Performance Schema - uma GUI para configurar em detalhe instrumentos de diagnósticos baseados no PERFORMANCE_SCHEMA;
  • Relatórios baseados no Performance Schema - uma visão digerida sobre a operação do servidor por meio de relatórios de alto nível;
  • Nova visualização de resultados de Queries - mais informações sobre as consultas executadas no SQL Editor, como informações sobre colunas dos result sets e estatísticas-chave de performance da Query (tempo, o uso de índice, número de linhas no scan, joins, etc.);
  • Editor de Resultsets em Formulário - além dos resultados em formato tabela, agora é possível editar registros linha por linha em um editor no estilo formulário;
  • Table Inspector - semelhante ao Schema Inspector, dá informações detalhadas sobre tabelas com uma interface simplificada para a criação de índices;
  • Suporte à API de acessibilidade do Windows e ao tema de cores de alto contraste do Windows;
  • Entre outras.


A versão 6.1.1 também inclui mais de 60 bugs corrigidos.

Baixe o MySQL Workbench 6.1 beta na guia Development Releases em:
http://dev.mysql.com/downloads/tools/workbench/

No Windows, você também pode usar o MySQL Installer para atualizar o MySQL Workbench e outros produtos MySQL:
http://dev.mysql.com/downloads/windows/

Para dúvidas e sugestões, participe do fórum MySQL Workbench:
http://forums.mysql.com/index.php?151

Se encontrar bugs, você pode ajudar a melhorar o produto registrando o bug ou melhoria em:
http://bugs.mysql.com

13 janeiro 2014

Vídeo MySQL Enterprise Edition

Neste vídeo de 5min (audio em inglês com legendas em português) são apresentados os benefícios do MySQL Enterprise Edition, que inclui: funcionalidades avançadas, ferramentas de monitoramento e administração e suporte técnico e consultivo 24x7.



Curta também a página MySQLBR no Facebook e siga no Twitter para receber as últimas atualizações sobre lançamentos de produtos, artigos técnicos, eventos e muito mais: