GUOB Tech Day 2017

30 janeiro 2014

Liberdade de escolha para usuários Red Hat 7

A Red Hat lançou recentemente uma versão beta do seu próximo Enterprise Linux que inclui por padrão um fork do MySQL 5.5. O MySQL 5.5 já é GA há mais de 3 anos, sendo que a versão 5.6 já está pronta para produção há 1 ano com muitas melhorias sobre a anterior, tais como: melhor desempenho, mais facilidade de gerenciar e diagnosticar problemas, interface NoSQL entre outras. Ao longo deste último ano a versão 5.6 já provou ser o MySQL mais estável e robusto da história do produto sendo adotado em produção por diversos grandes usuários como, por exemplo, a Mozilla Foundation.

O Red Hat 7 beta não propicia os benefícios do MySQL 5.6 ao usuário final. A competição saudável no eco-sistema MySQL certamente é benéfica, energizando as pessoas e fazendo com que criem produtos cada vez melhores. Isso implica em não restringir a concorrência, permitindo aos usuários finais que façam suas escolhas.

Esta semana a Oracle anunciou o suporte para o RHEL 7 beta em seu repositório YUM. Isto significa liberdade de escolha por um produto mais atual, robusto e estável. A partir deste mesmo repositório também é possível instalar o MySQL 5.5 da Oracle e, para os early-adopters, o MySQL 5.7 beta.

O respositório MySQL da Oracle está crescendo cada vez mais. Também foram adicionados recentemente drivers ODBC e Python mais recentes. As novidades são anunciadas no blog MySQL Release Engineering.

Para saber mais como instalar o MySQL a partir dos repositórios YUM:
Blog Marcelo Altmann - tutorial como instalar a versão mais recente do MySQL via yum
Manual do MySQL - Installing MySQL from YUM repository
Repo package download
Fórum MySQL - Install & Repo

Se encontrar algum problema com o repositório, você pode ajudar com o desenvolvimento do produto registrando um bug em:
http://bugs.mysql.com

Nenhum comentário: